quinta-feira, 2 de junho de 2011

Review - Suck It and See - Arctic Monkeys


Dia 17 de Maio, vazou o novo álbum do Arctic Monkeys, o tão esperado "Suck It and See". O quarto álbum da banda e o primeiro a ser intitulado com o nome de uma das músicas.

Depois de lançar dois singles, "Brick By Brick" e "Don't Sit Down Cause I've Moved Your Chair" (DSDCIMYC), os garotos de Sheffield finalmente resolveram mostrar todo o trabalho reservado para esse quarto CD.

As faixas do disco se dividem entre dois estilos: um bom e novo rock n' roll com toques de psicodelismo (Brick By Brick, Library Pictures, All My Own Stunts e DSDCIMYC) e baladas típicas de um lado B dos anos 60 (Reckless Serenade, Suck It and See, Piledriver Waltz).

Esse tom de psicodelismo e hard rock não passa de um vestígio de Josh Homme na vida desses rapazes. Alias, ouvindo atentamente a faixa 6, "Library Pictures", é possível perceber essa influência. Antes da música ficar lenta, existe uma introdução de guitarra que remete muito ao Queens Of The Stone Age (aquela música "Go With the Flow", preste atenção nas guitarras entre as frases). Sem contar que na faixa 7, "All My Own Stunts",o próprio Josh Homme faz os backing vocals. 

A minha teoria é de que os Arctic Monkeys são os Beatles dos tempos modernos. CALMA! Não estou falando de musicalidade ou de quantidade de fãs, até porque atualmente, com a internet e a quantidade de bandas disponíveis, fica muito difícil quebrar os recordes da indústria fonográfica. Eu analiso os processos pelos quais passaram essas duas bandas. Ambas tem uma fase que foi muito bem aceita pelo público (yeah-yeah-yeah e dance-rock), um álbum divisor de águas (Sgt. Peppers Club Heart Lonely Band e Humbug) que mostram composições influenciadas por uso de drogas e a uma fase experimentalista. Costumo até dizer que Bob Dylan está para Beatles, assim como, Josh Homme está para Arctic Monkeys.

Existem ainda duas músicas que não farão parte do disco, mas que serão músicas de trabalho: "The Blond-O-Sonic Shimmer Trap" e "I.D.S.T". Elas são bem mais rock n' roll! Você pode ouvir aqui: 





Gostei de todas as músicas do "Suck It and See", sem exceção. Ele foi muito bem produzido por James ford, e a ordem das músicas é uma coisa extraordinária. É pena que todo esse trabalho acabe sendo prejudicado pelos donos de algumas cadeias de supermercado dos EUA, que censuraram o disco porque acharam o nome abusivo e pejorativo. Isso mostra a incompetência de compreender cultura por parte de certos executivos. Isso tudo é um resquício de uma sociedade conservadora, retrógrada e hipócrita.

Há 30 anos, Frank Zappa já previa isso quando disse: "O que você faz de uma sociedade que é tão primitiva que se agarra em acreditar que certas palavras no seu idioma são tão poderosas a ponto de corromper você no momento em que você as ouve?"

Sorte que na Internet não existe censura (ainda), pelo menos no Brasil, e você pode ouvir o álbum inteiro no site da banda: http://www.arcticmonkeys.com/