quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Rock em Minha Vida

O ano era 1999. Eu tinha 8 anos, escutava Wanessa Camargo e Martinho da Vila, afinal eram os únicos CD's da casa.

Certo dia, meu pai chega em casa e fala que ganhou um CD no posto de gasolina. Eu muito agitado com o aumento da minha coleção de dois CD's para três CD's, logo abro a embalagem e me deparo com o seguinte nome: ESSO POP ROCK.



Obviamente já tinha ouvido falar de rock, já tinha ouvido rock, mas nunca tinha parado para escutar.

Enfim, abri a caixinha, tirei o CD, coloquei na faixa 6, não sei por qual motivo, e simplesmente, escutei.

A música era "O Segundo Sol", da Cássia Eller. Eu prestei atenção em cada palavra, em cada acorde daquela música. Quando a música acabou eu percebi que aquilo, era diferente de tudo o que eu tinha escutado até aquele momento, destoava completamente daquilo que eu entendia por música

Pois é, eu já tinha a dinamite e meu pai chegou com o isqueiro. De lá para cá, foram anos e anos, descobrindo novas bandas, novos gêneros musicais, roubando os CD's do Green Day da minha irmã, discutindo música com amigos, lendo livros e jornais, esperando a hora certa para apertar REC, cantando no chuveiro, inventando um rock qualquer, emprestando CD's e tocando guitarra.

Isso tudo piorou (ou melhorou) quando veio com o tal do MP3. Eu, que moro muito longe, passava horas e mais horas dentro do ônibus, ouvindo rock. Ouvi muita coisa no ônibus: Pitty, Rock Japonês, Ramones, Lynyrd Skynyrd, Led Zeppelin, AC/DC, The Jam, Sex Pistols, Raul Seixas, Kooks, Arctic Monkeys, Libertines, Beatles, Clash, Who, Raimundos, Red Hot Chili Peppers, Skid Row, Guns, Cachorro Grande, Vivendo do Ócio, Nirvana, Foo Fighters, Strokes, Mutantes, enfim, perderia meu dia inteiro falando.

Para mim, o rock não é apenas um gênero musical, ele é um estilo vida, é uma forma de se expressar. Dizer aquilo que pensa, fazer o que der na telha, improvisar, agir, se divertir...

Hoje, consigo parar e pensar sobre toda essa situação. E o que eu posso concluir é que diferentemente de qualquer outro estilo musical, o rock me conquistou! Eu não fui criado ouvindo rock, como a maioria dos roqueiros. EU DESCOBRI O ROCK! Eu sai de um mundo e fui para outro totalmente diferente. E é essa magia que eu ainda vejo no rock: a capacidade de conquistar fãs pelo seu conteúdo, o rock por si só já basta.

No fim da história, minha coleção acabou diminuindo, já que não contava mais com os CD's do Martinho da Vila e da Wanessa Camargo. Sorte... imagine esse blog se chamando TockUmPagode...Horrível não?

Nenhum comentário: