quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Reggae! Você andando por essas bandas?!

Se seguíssemos uma linha de pensamento lógica, diríamos que o ska é o filho do papai rock e da mamãe reggae. Pois é, na verdade o reggae que veio do ska. Mas existe toda uma história bonita para ser contada sobre isso que fica para outro dia. 

Para hoje, separei três músicas que são os flertes de bandas do rock com o ritmo da terra da caribenha. Nada mais justo que fazer esse post no dia (06/02/2013) em que Bob Marley completaria 68 anos. 

Abaixo segue uma foto do encontro entre o beatle George Harrison e Bob Marley. Não achei o ano, nem o responsável pela foto, mas de fato é uma imagem histórica.



1- Led Zeppelin - Dy'er Mak'er
A música pertence ao lado B do álbum "Houses of the Holy", e foi composta pelos quatro integrantes da banda. Além disso, ela nunca foi tocada ao vivo pelo Zeppelin. =(



Outra curiosidade é a pronúncia do título da música. Se você pronunciar rapidamente Dy'er Mak'er irá soar como Jamaica (em inglês). Não me lembro onde li, mas parece que a ideia foi tirada de uma piada inglesa que fazia brincadeira com a pronúncia rápida das palavras. 
Por que essa música é coisa boa? Por três motivos: 1- A introdução dela é uma espécie de virada/solo na bateria; 2- Ela tem um RIFF!!! Sim! Um reggae com riff!; 3- É um reggae feito pelo Led Zeppelin, o Midas.


2- Raimundos - Reggae do Manêro
Segundo Rodolfo Abrantes, em entrevista concedida à Folha de São Paulo no ano de 2001, "Reggae do Manero" foi uma música composta em meados de 1996 e gravada muito antes de ser lançada. Lançamento que não agradou muito Rodolfo, que chegou a dizer "Não ia acontecer nada com a música, a gente resolveu colocar ela no disco de brincadeira. É um disco ao vivo. Tem quarenta e tantas músicas legais. A gravadora não tinha nada que querer um reggae horroroso pra ser música de trabalho."



Nesse ponto eu tenho que discordar do próprio compositor, pois acho a música muito boa. Principalmente, pelo verso "a cozinheira é uma nojenta que vive limpando a venta no avental." Neologismo e aliteração pura! 


3- Too Rude - Rolling Stones
Essa música não foi uma composição dos Stones, mas sim de um cidadão chamado Lindon Roberts, também conhecido como Half Pint, uma famosa personalidade do reggae. A faixa em questão está presente no álbum Dirty Work, de 1986. (disco esse que você precisa ver a capa ao menos uma vez na vida).

Por que a música é coisa boa? Por que é o Keith Richards nos vocais!


3 comentários:

Marco disse...

Eu, que curto ouvir um bom reggae, curti mto o post. Não manjo de música igual vc (nem perto disso) e fiquei bastante surpreso com Led Zeppelin e Rolling Stones tocando reggae. Outra coisa que não podia deixar de comentar é o trocadilho do título do post, muito bom!

Igor Sushi disse...

Valeu mesmo Marco! São surpresas como essas que tornam a música interessante. Outro dia mesmo, vi o Mano Brown dizendo que o Sabotage estudava a métrica do Chico Buarque e do Caetano Veloso para fazer rap. Prova de que a música conecta as pessoas (juntamente com o álcool HAHAHA).

Diego A. da Rosa disse...

A banda "Chico Science e Nação Zumbi" nasceu a partir da união do "Loustal", banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae "Lamento Negro".

Tem uma outra música dos Stones que também incorpora elementos do reggae, chama-se "Hot Stuff".

Parabéns pelo blog!