sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VMB 2012 - Muito rap, Muito rock e pouco Happy Rock

Depois de anos em busca de um público específico, a MTV parece que finalmente conseguiu encontrar um que não seja formado por crianças em transição para a puberdade. 

A Gaby Amarantos, pode ter sido a maior vencedora da noite de ontem com 3 prêmios (melhor artista feminino, melhor capa, e artista do ano), mas não há dúvidas de que o rap é o novo alvo da MTV. Numa noite em que Emicida e Projota fizeram apresentações memoráveis e Racionais fizeram o tão esperado show de volta, acredito que a MTV tem nas mãos um potencial enorme de fazer uma cena se fortalecer.

Nos últimos meses rolou muito blábláblá sobre o rap ser o novo rock, e coisa, e tal. Isso é uma meia-verdade. Rap é Rap, Rock é Rock. Mas, a função social do rap é muito parecida com a função social que o rock já teve em um  passado não muito distante, ou seja, de contestação e atitude.

Ontem, três artistas demonstraram seu desgosto com as ações do governo de São Paulo nas favelas do estado.
Karina Buhr ao final da apresentação de "Cara Palavra" soltou um "Sai polícia, sai da favela do Moinho."
Criolo ironizou dizendo que tinha certeza que as autoridades iriam investigar quais dos trinta incêndios foram provocados propositalmente.


Por fim, ao receber o prêmio de melhor música Emicida, subiu com uma bandeira do MST e disse que, infelizmente, o momento não era para festa.

Gostei muito do VMB de ontem. Foi bem democrático com os variados estilos musicais. Deu dois prêmios para consolar o público que envia torpedo com o nome do pretendente. A plateia vaiou quem achou que tinha que vaiar. Não faltou atitude. Logo, não faltou rock. E se você ainda dúvida, olhe para camiseta do Emicida. É do álbum "Tente Mudar o Amanhã" do Cólera. Redson ficaria muito orgulhoso disso, tenho certeza.


Viva o Rap! Viva o Rock! Viva o Tecnobrega! Viva a música de qualidade! E não parem de colocar o dedo na ferida. Esse é o nosso papel.

Um comentário:

Felipe Yuzo disse...

O novo cenário do rap chega com forças, graças a MTV. Porém, eles precisam, primeiramente, tentar apagar o estereótipo que se formou com os antigos fãs de rap. Há quem diz que essa moda de "happy rap" é só uma modinha, que Pollo e ConeCrew são os novos Restart e Cine... Os antigos fãs de rap, que tratam o rap como uma música para um nicho, com músicas sobre a realidade das ruas não concordam que este novo cenário está a contribuir com Sabotage, RZO, Racionais MC's ou Gabriel Pensador. Eles tratam o novo rap com desprezo, apesar das letras atuais serem (na minha concepção) melhores que as de antigamente, com mais jogos de palavras e estética. A pergunta que quero deixar é: estaria, a MTV, transformando o rap nacional, em uma música vendida? Pollo e ConeCrew reflete claramente isso. Em contramão, Emicida e Criolo fazem rap de gente grande.
O que é preciso, é cair os estereótipos da velha guarda do rap, para estes artitas de qualidade, como Emicida e Criolo.
O rap está no seu auge, e seus maiores fãs não queriam isso.